segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

In My Life

Fui arrebatado recentemente por memórias.
Fuçando na internet, cheguei por acaso a um site falando de filmes dos anos oitenta.
Em meio a vários filmes que fizeram minhas tardes um pouco mais felizes na Sessão da Tarde e no Cinema em Casa, encontrei o título Febre de Juventude.
E um frio percorreu minha espinha.

Todos sabem da minha devoção incondicional aos Beatles. A banda que representa, para mim, mais do que uma banda de rock n' roll. Os Beatles foram fundamentais para a minha formação cultural e é, cada vez mais, influência constante para mim enquanto apreciador de música e também tocando guitarra e bateria.

O que poucos sabem é que o primeiro contato que tive com os Beatles foi num filme. Chega a ser engraçado, mas é verdade. A primeira imagem que eu tenho dos Beatles são seus pés. Mas o que mais me marcou foi a canção I Want To Hold Your Hand. Isso porque assisti este filme: Febre de Juventude.

Quando assisti o filme, era muito garoto. Não consigo me lembrar da idade, mas certamente foi no máximo com dez anos. Nessa época não me interessava por música. Nem sonhava em tocar, fazer parte de uma banda. Mas claro que ouvia música e algumas me atraíam mais. É até bonito eu olhar pra trás e notar isso tudo. De alguma forma bizarra não tenho muitas memórias da minha infância...tudo é meio confuso, não consigo distinguir muito bem o tempo. Parece que comecei a contar minha vida à partir da adolescência mesmo. Mas lembro nitidamente de perguntar aos meus pais sobre os Beatles. Vi na coleção de discos do meu pai as famosas coletâneas vermelha e azul e, na mesma época, descobri fascinado que aquela música super legal que o Ferris Bueller cantava no filme Curtindo a Vida Adoidado também era dos Beatles.

Mas voltando ao assunto.
Este filme ficou na minha cabeça por um tempo, mas eu nunca o encontrei para alugar. Principalmente depois de um pouco mais crescidinho, com meus 16, 17 anos, já intimamente apaixonado pela música dos Beatles, voltei a procurar este filme. Quando procurei na Vídeo Fusão (vídeo locadora com o maior acervo da cidade na época) e não encontrei, desencanei.

E meio que esqueci disso. Ficou adormecido no meu sub consciente.

E agora, me deparo com ele! A primeira coisa que fiz foi me amaldiçoar por nunca ter pensado em procurar alguma coisa sobre ele na internet. Depois foi o encantamento. Depois, lendo sobre o filme, tudo, mas tudo mesmo, se encaixa. Parte da minha vida está naquele filme.

A começar pelo diretor.

Ninguém menos que Robert Zemeckis, de De Volta Para o Futuro e Forrest Gump, dois dos filmes que deixaram marcas profundas em mim.
A sinopse explica o filme.
Febre de Juventude (título original: I Wanna Hold Your Hand) se passa no ano de 1964, na primeira visita dos Beatles aos Estados Unidos, para participar do Ed Sullivan Show. O primeiro número um dos Beatles na América do Norte foi o compacto I Want To Hold Your Hand, que é, inclusive, a música tema do filme.

A beatlemania se alastra entre os jovens americanos, que, bem como em qualquer outro lugar por onde os Fab4 passavam naquela época, faziam de tudo para conseguir entrar em contato com seus ídolos.

O filme retrata esta comoção de alguns jovens americanos e seus planos para conseguir um contato com os Beatles, invadindo hotéis e etc. A cena a qual citei acima como "a primeira imagem que tenho dos Beatles são seus pés" é que em determinada cena, duas garotas invadem o hotel dos Beatles e ficam embaixo da cama do quarto onde eles estão. A câmera, mostrando a visão delas, filma apenas os pés dos quatro. Não sei por quê, mas essa cena é clara na minha cabeça até hoje.

O filme é de 1978, e, por incrível que pareça, conta com várias gravações originais da banda na trilha sonora. Provavelmente, na época, os direitos autorais não eram tão exorbitantes quanto hoje.

Tenho certeza que deve ser um filme besta e que corro sério risco de me decepcionar com ele. É a velha lei dos quinze anos.

Mas eu preciso correr esse risco e assistí-lo de novo!

O site em questão, onde encontrei o filme é o http://www.sessaodatarde.net/ que conta com uma lista de clássicos como Te Pego Lá Fora, Goonies e etc. E tudo para venda! Claro, não são os originais. Mas pelo jeito são cópias bem feitas. E a maioria com a opção de áudio dublado em português e original com legendas!

Não preciso nem dizer que na mesma hora comprei uma cópia pra mim do filme em questão.

Agora me resta esperar o filme chegar.
Parece uma coisa besta, eu sei, mas vocês não imaginam a emoção que é pra mim isso. Depois de mais de quinze anos, vou rever o filme que foi o primeiro contato que tive com a obra dos Beatles!

Possivelmente, o próximo post aqui será dedicado a este filme, mas aí, com minha opinião sobre o filme como um todo, e não só uma lembrança perdida.



Passarinho que som é esse?





The Age Of Plastic - The Buggles





A década de oitenta é realmente uma incógnita. Ao mesmo tempo brega, espalhafatosa...ao mesmo tempo rica em melodias, trazendo uma sensação de liberdade e criatividade.

Na verdade, o álbum The Age Of Plastic, pode ser considerado mais um rebento dos anos setenta que influenciou toda uma geração que culminaria na new wave de bandas como B-52's.

A banda The Buggles era mais um duo do que uma banda em si.

Formada pelo baixista Trevor Horn e pelo tecladista Geoffery Downes. Ambos ingleses, cresceram ouvindo rock progressivo e eletrônico como Yes e Kraftwerk. Na década de setenta, tocaram em várias bandas disco para levantar uma grana. E foi como se conheceram e montaram o projeto que, a princípio, se chamou Camera Club. O nome The Buggles faz referência ao filme The Plastic Age, de 1925.

Este mesmo filme serviu de base para o primeiro disco dos Buggles, The Age Of Plastic.

Lançado em 1980 The Age of Plastic é um disco conceitual discutindo os anseios e angústias do desenvolvimento da tecnologia para o bem e para o mal.

O resultado é um disco excelente. O contato dos músicos com a disco nos anos setenta deu a eles um acento pop às suas influências como o rock progressivo e o a música eletrônica.
O grande hit do disco foi a canção Video Killed The Radio Star, um pop saboroso, com uma linha melódica envolvente e um refrão ganchudo.

Também se destacam as faixas Kid Dynamo, um rock vigoroso com um arranjo de sintetizador na medida, Elstree, mais na linha de Video Killed The Radio Star, pop cremoso, mas um pouco mais introspectivo e melancólico e a faixa que abre o disco, Living In The Plastic Age, mais agitada e urgente com um arranjo bem trabalhadinho, convidando o ouvinte a mergulhar na proposta do disco.

No mesmo ano, o duo Horn e Downes gravaram o disco Drama com a banda Yes, substituindo Andreson e Wakeman respectivamente.

Em 1981 sai o segundo disco dos Buggles, já sem Downes nos teclados. Entitulado Adventures in Modern Recording, o disco não vingou e a banda acabou em seguida.

É um disco bacana de se ter. Dá pra escutar nas festas mais descoladas e tu pode impressionar seus amigos no bar mostrando que sabe o nome da banda que toca Video Killed The Radio Star, bem como um ou outro título de música dos mesmos...

Mas sem brincadeira, o disco é muito bom e, sim, é um clássico, e influenciou mais da metade das bandas dos anos oitenta.

Baixa que vale a pena!

Este disco é para quem gosta de:
Nostalgia, baladas gls, som moderno e retrô ao mesmo tempo, Martini com gelo, cores fortes e discos obscuros.

Dá o play, Macaco! - Fashion Nugget - Cake

2 comentários:

Juliana Spadoto disse...

"Febre de Juventude" é um dos filmes bacanas sobre fama, fãs, bandas de rock e afins. Não creio que você encontrou uma cópia, eu também procurei muito por aqui! Enfim, põe no pacote dos filmes que você me deve! rs

Uma das cenas que curto é quando a personagem da Nancy Allen (novinha na época...depois fez a policial da série Robocop e sumiu...) entra no quarto de hotel do bítous e começa a comer os restos de comida deles... ela amava o Paul, terminou o noivado por causa da paixão platônica por ele. E tinha a fã gordinha que, no lendário show da banda no programa de Ed Sullivan, ficou desmaiada durante toda a apresentação. Tem também o rapaz cabeludo que foge da cadeira do barbeiro sob as ameaças do pai... ah, tudo é bom!!! Vamos fazer uma sessão cinema!!!

Unknown disse...

Favor providenciar uma cópia para minha pessoa.
Grata!!!
Patrícia