quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Sabe por quê a vida é uma merda?
Porque, na maoiria das vezes, agimos de acordo com sentimentos mesquinhos...acabamos sendo menos racionais do que deveríamos.
E isso é natural a todo ser humano.

Mas tá tudo bem. Porque sempre tem quem perdoe tuas cagadas. Mesmo que tu não peça perdão.

Se existe em cada um de nós um ou mais monstros, também existem um ou mais heróis.
A diferença é que os monstros são mais sem-vergonha e aparecem com mais frequência, sem tu pedir. Já os heróis, ficam ali, na deles. E, muitas vezes, é difícil encontrar o caminho para chegar até eles e pedir que façam algo.

Ultimamente minha vida tem sido assim. Vou agindo , fazendo merda...e depois me dou conta das cagadas que fiz. Penso que poderia ter feito aquilo, dito aquilo outro...

Por isso assisti essa semana Onde Vivem Os Monstros, do Spike Jonze, e me emocionei muito.

Um filme que, a príncípio, seria um filme infantil, desses que a criança mal-criada sonha alguma coisa, ou sei lá o quê e aprende que a mãe está certa em mandá-lo escovar os dentes antes de dormir.
Mas ao decorrer do filme me deparo com um filme totalmente diferente. Uma abordagem nada infantil de uma realidade infantil...quero dizer, a realidade de uma criança.

A idéia é genial. Fazer vários monstros, cada um uma faceta da personalidade da criança. E ele, nomeado rei, acha que fará infinitas coisas. Faz tudo que uma criança faz: fantasia, se confunde, se diverte...e a cada momoento ao lado de um monstro, que é uma faceta de sua personalidade.

Acabei de ver o filme chorando bastante, tamanha a carga dramática que Jonze atira na tela, aliada a atuação eficaz do jovem Max Records.
Em alguns momentos a fotografia é brilhante e a montagem deixou a desejar pra mim em alguns momentos. Mas isso fui notar só na segnda vez que assisti. Quando se assiste pela primeira vez, não dá pra notar detalhes técnicos...

O que mais me marcou neste filme foi a solidão. Pois no fim, o filme é sobre o garoto Max convivendo com seus próprios monstros. Se sentindo sozinho, querendo atenção da mãe, da irmã mais velha...

Pra te falar a verdade, acho que este filme é a versão infantil do Clube da Luta.

E como se Max fosse o Edward Norton e os monstors fossem um só: Tyler Durden.
O forte que Max planeja construir com Carol, seu amigo mais próximo (justamente por ser o mais instável e "birrento" dos monstros) é o Projeto Maihen de Tyler Durden.

É um filme cheio de surpresas, um roteiro lindo e repleto de cenas encantadoras.

Recomendo este filme para todo mundo! De qualquer idade, que fique claro, já que queimei minha língua, pois quando o filme entrou em cartaz no cinema achei que era filme de criança e não fui ver.


Passarinho, que som é esse?


(What's The Story) Morning Glory? - Oasis


Os Oasis certamente foram uma das bandas mais controversas dos anos noventa.
Criaram polêmica alardeando serem melhores que os Beatles, criando confusão em tudo quanto é lugar, as costumeiras brigas entre os irmãos Liam e Noel Gallangher...realmente eles tinham tudo para serem desprezados.

Mas acontece que após um disco de estréia contagiante, eles aparecem em 1995 com (What's The Story) Morning Glory? um disco irretocável.

Uma pena que alguns fãs dos Beatles confundam referências com plágio, acusando os Oasis de copiar os Beatles.
O fato é que os irmãos Gallangher, além de barraqueiros, são compositores de primeira!

O disco abre com a faixa Hello dando o tom do disco. Guitarras altas, boas melodias e letras falando de amor, alegria, ligar o foda-se...Um disco que condensa o rock n' roll desleixado, a doçura das canções de amor...tudo na medida exata.

Não dá pra não citar faixas como Don't Look Back In Anger, Roll With It, Some Might Say...músicas contagiantes.
Há ainda as belas baladas Champagne Supernova, a belíssima Cast No Shadow e a famosona Wonderwall.

A produção do disco ficou por conta de Owen Morris, que, sabiamente, deixou o som da banda cru na medida, como se estivessem tocando num pub para uma pequena, mas animadíssima platéia.

Para mim, os grandes destaques do disco são as músicas Some Might Say com uma melodia contagiante, a pesada Morning Glory e, minha favorita, She's Electric, o tipo de música que eu costumo chamar de perfeita. Tem uma melodia simples, mas envolvente e deliciosa, uma letra bem sacada, um arranjo esperto...

Olha, vá ouvir esse disco sem medo.
Você vai comprovar que é um disco onde não se pula uma única faixa. E no final ainda dá vontade de ouvir mais.

Este disco é para quem gosta de:
Fazer birra, cabelo na testa, tomar porres e dar trabalho, The Who, drogas sintéticas, roupas de brechó, The Beatles, pós-punk e a bandeira da Inglaterra

Aperta o play, Macaco! - Padam Padam - Edith Piaf

5 comentários:

Unknown disse...

o filme é lindo, mas só quem é sensivel entende e capta a idéia proposta. gosto de filmes assim, que fazem vc se 'mexer' pra poder entende-lo, e no final tua cabeça vira uma bagunça boa. hehe.
ps. 'she's eletric' e edith piaf! oh yeah. =)

Carolina Ito disse...

Oasis foréva! (Acabei de mascar um clichê) rsrss
Concordo com os comentários sobre She's eltric e Champagne Supernova, as melhores pra mim.
Tb me emocionei bastante com o filme "Onde vivem os monstros". Uma bela metáfora... e um tapa na cara d qm esperava que fosse mais um filme fofinho de animação!

Paturixa disse...

Hoje mesmo o véio Gessinger escrevia no twitter sobre solidão não ter plural... E agora isso aqui... Putz....

Ju Spadoto disse...

Um dos filmes que fico ensaiando pra assistir e nunca assisto. Se você, querido Paul, foi às lagrimas, eu também irei, é fato. Somos escorpianos parecidos (também quero me apaixonar!!!!)... e vou guardar a dica do filme para quando estiver menos frágil, menos tão à flor da pele que qualquer beijo de novela me faz chorar.
(Lendo tudo aqui! Você tá me fazendo matar serviço.)

Victor Bocardi disse...

Esse Album é o unico que eu curto do Oasis!