terça-feira, 3 de março de 2009

A poesia toda prosa!

"Se eu tivesse, seu tivesse muitos vícios
O meu nome então seria Vinícius
Mas se esses vícios fossem muito imorais
Então eu seria o Vinícius de Moraes!"

Assim cantava uma patota de amigos quando o Poetinha chegava no Veloso, pequeno bar tradicional de Copacabana, já pedindo um uisquinho e sempre em companhia de belas garotas.
Vinícius não gostava muito da brincadeira, mas encarava com bom humor.

Essa é uma das histórias relatadas no belíssimo documentário Vinícius, dirigido por Miguel Faria Jr. e produzido pela filha de Vinícius, Susana de Moraes.
O filme emociona pela ternura com que trata a obra e a vida deste que é dos mais importantes poetas de nossa literatura, além de compositor brilhante.


Passando por todas as fases de sua vida, o documentário traz depoimentos de familiares (incluindo aqui Chico Buarque, que apesar de não ter parentesco direto, Vinícius era seu padrinho), amigos como Tonia Carrero que, com bom humor, revela muita coisa sobre a vida do poeta e os parceiros na música como Edu Lobo, Francis Hime e, é claro, Toquinho.

Permeando as histórias e depoimentos dos entrevistados, o filme apresenta Camila Morgado e Ricardo Blat contando trechos da história do poeta-diplomata e declamando alguns de seus poemas; e ainda contam com participações de músicos da nova geração interpretando algumas das canções de Vinícius.
Destacando-se aqui Yamandu Costa e Adriana Calcanhoto.

Apesar de lançado em 2005, só vim ver este documentário agora e me emocionei demais!
Minha admiração por Vinícius não vem de hoje. Quem me conhece sabe que, para mim, não há ninguém como Vinícius de Moraes, seja na poesia, na crônica ou escrevendo canções.

E o bacana desta película é que ela agrada desde fãs ardorosos até quem quer conhecer a obra de Vinícius.

Assim, finalizo este post, sem resenhar disco nem nada.
Falando deste documentário, da vida e da obra de Vinícius de Moraes, já basta.


Salve sempre a obra de nosso poeta maior
Seja falando do cotidiano, seja falando de amor!


"Quem pagará o enterro e as flores.
Se eu me morrer de amores?"

6 comentários:

Anônimo disse...

A-DO-RO!

Letícia Fiochi disse...

Esse doc é bom mesmo...Sempre me pergunto qual a melhor forma de documentar bandas, músicos, artistas..enfim..e acho que esse doc é uma medida interessante.



toca sucrilhos coloridos???????
ahhhhhhhh se eu não pedir não tem graça...rsrs

Anônimo disse...

Pô, que legal! Vou procurar. Beijo.

Eduardo Guimarães disse...

Caralho.
Você tá certo.
Eu realmente preciso começar a ler Vinicius.

Mariana Machado Hirche disse...

Pra mim, é o melhor!

Mariana Machado Hirche disse...

Paulo, tô com tanta saudade de você!